Transparência
Curso de Apefeiçoamento:
Redação e Elaboração de documentos oficiais
Sobre o curso
Atualmente, a expressão escrita tornou-se exigência da organização moderna comprometida com a qualidade e elemento facilitador ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e ao permitir o intercâmbio de ideias e experiências. Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional. O comunicador eficiente deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e a objetividade é essencial para a correta implementação de ações. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o eficaz funcionamento institucional, bem como comunicar-se de forma assertiva. Este curso foi idealizado a partir desta visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita pautadas na redação oficial e técnica, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e o Decreto n. 9.758, de 11/4/2019.
Publico Alvo
Servidores públicos envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
Conteúdo Programatico

PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

  • Competência textual

 – Como escrever de forma adequada

  •  A elaboração do texto

 – Mecanismos geradores

  • Qualidade de textos profissionais
  • O uso da linguagem técnica e formal
  • Os níveis de linguagem / Vícios de linguagem
  • Estilo e linguagem do moderno texto administrativo
  • Semântica

– Palavras e expressões adequadas

  • Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor

AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES

Elaboração de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018 e Decreto 9.758, de 11/4/2019.

  • Pronomes de tratamento
  • Concordância com os pronomes de tratamento
  • Signatário
  • Cargos interino e substituto / Signatárias do sexo feminino
  • Grafia de cargos compostos
  • Conceitos de relatórios e pareceres
  • Tipos de pareceres e de relatórios técnicos
  • Estrutura de parecer e de relatório técnico
  • Técnicas de escrita de pareceres e de relatórios
  • A formalização do Relatório e do Parecer em função do contexto

– Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão

Professor(a)

JULIANE APARECIDA RIBEIRO DINIZ

Coordenadora do Núcleo de Orientações dos Trabalhos Acadêmicos e Professora da UNIFAN. Doutora em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Docência na Educação a Distância. Graduação em Letras, Pedagogia, Educação Artística e Ciências Econômicas.