CPA - Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação

O que é a CPA?

Comissão Própria de Avaliação

CPA, prevista no Art. 11 da Lei n 10.861 SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), de 14 de abril de 2004.

O SINAES fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior.

Quem faz parte da CPA?

A CPA é composta por representantes de cada segmento do ICPÓS: Representantes dos alunos, professores, funcionários e representantes da sociedade civil 

O que a CPA faz?

  • Conduz o processo de avaliação interno da ICPÓS em todas as suas atividades, considerando os Eixos (dimensões) a serem avaliados.
  • Promove o envolvimento de todos os alunos, professores, coordenadores, gestores, funcionários, egressos e comunidade no processo de autoavaliação da ICPÓS.
  • Produz conhecimento sobre a qualidade dos serviços de educação prestados pela ICPÓS para toda a comunidade acadêmica e sociedade.
  • Presta informações solicitadas pelos órgãos competentes no âmbito da ICPÓS e do Ministério da Educação.

Como a CPA faz a avaliação?

O trabalho é realizado em Etapas da Avaliação Interna: autoavaliação

  • 1ª Etapa: Preparação (Constituição de CPA; Sensibilização; Elaboração do Projeto de Avaliação);
  • 2ª Etapa: Desenvolvimento (Ações; Levantamento Dados e Informações; Análise das Informações e Relatórios Parciais);
  • 3ª Etapa: Consolidação (Relatório; Divulgação; Balanço Crítico)

Quem faz a avaliação?

Toda a comunidade acadêmica. É a opinião de cada um fazendo a diferença em nossa instituição.

Para que avaliar?

A avaliação visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da instituição como um todo, em especial, quando conta com a participação efetiva de toda a comunidade interna e com a contribuição da comunidade externa.

Nestes casos, a instituição constrói, aos poucos, uma cultura de avaliação que possibilita uma permanente atitude de tomada de consciência sobre sua missão e finalidades acadêmica e social.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Workshop de Gestão Pública é um evento dedicado a profissionais que atuam na área de administração pública. Durante esses dois dias, especialistas compartilharão conhecimentos, estratégias e melhores práticas para otimizar a gestão em órgãos públicos.

×