Sobre o curso
O curso de aperfeiçoamento Elaboração do Relatório Anual do Controle Interno tem como objetivo levar ao conhecimento da sociedade, informações simplificadas sobre as metas, prioridades e as ações do governo municipal. Deve ser elaborado de acordo com disposto no artigo 74 da Constituição Federal e demais normativas do Tribunal de Contas.
O curso irá demonstrar que, na elaboração do relatório de controle interno:
- Destacar o processo de planejamento e acompanhamento das metas e prioridades da administração municipal, de modo a permitir o conhecimento das avaliações que reflitam a real situação da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da entidade em questão.
- Na avaliação do cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária, deve-se evidenciar a capacidade de concretização dos programas previstos, sem, contudo, deixar de mostrar à sociedade os programas não realizados.
- Na avaliação dos resultados quanto à eficiência e à eficácia da gestão, orçamentária, financeira e patrimonial, o controle interno deve evidenciar os respectivos balanços, fazendo as observações e/ou considerações nas demonstrações dos resultados obtidos.
- Os limites e condições para a realização da despesa com pessoal devem ser analisados de modo a apurar os percentuais permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
- Quanto à aplicação dos recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde, deve-se levar em consideração, os percentuais mínimos e obrigatórios para os gastos e os benefícios destes em prol da comunidade.
- Na análise da destinação dos recursos obtidos com a alienação de ativos e no repasse ao Poder Legislativo, deve-se evidenciar a legalidade como parâmetro de efetivação de despesas conforme dispõe a Lei Complementar nº 101/2000 e a Constituição Federal.
- Se houver aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, deve-se verificar as prestações de contas relativas aos convênios realizados. · Quanto às medidas adotadas para proteger o patrimônio público, em especial o ativo imobilizado e quanto à participação do município em consórcio público, deve-se analisar se a administração procurou compatibilizar estes itens às demandas da legislação pertinente ao assunto.
- E por fim, quanto ao cumprimento da parte dos representantes dos órgãos ou entidades do município, dos prazos de encaminhamento de informações ao Tribunal de Contas, deve-se analisar se os responsáveis procuraram cumprir as determinações pertinentes ao assunto.
Publico Alvo
Conteúdo Prográmatico
- Elaborando o relatório do Controle Interno
- Avaliação do cumprimento das metas previstas no PPA, LDO e LOA
- Avaliação da Gestão Financeira
- Avaliação da Gestão Patrimonial
- Avaliação dos limites para inscrição de despesas em restos a pagar
- Avaliação da Gestão de Pessoal
- Principais falhas detectadas nas Contas de Governo
- Apresentação da Minuta do Relatório do Controle Interno
Professor(a)
PETRÔNIO PIRES DE PAULA
Auditor de Controle Externo do TCM-GO, exercendo a função de Gerente da Secretaria de Recursos. No Tribunal atuou como Chefe de Finanças e Contabilidade, Secretário de Controle de Externo, Assessor Especial da Presidência e Superintendente de Gestão Técnica. Contador. MBA em Gestão e Políticas Públicas. MBA em Auditoria e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. MBA em Gerenciamento de Projetos. MBA em Gestão Financeira. Graduado em Ciências Contábeis.
NÃO PERCA TEMPO, Comece AGORA
Quero saber mais
Explore nossos cursos e descubra o que o FACULDADE ICPOS pode fazer por você.
Quero saber mais