Atualmente, a expressão escrita tornou-se exigência da organização moderna comprometida com a qualidade e elemento facilitador ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e ao permitir o intercâmbio de ideias e experiências.
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
O comunicador eficiente deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e a objetividade é essencial para a correta implementação de ações. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o eficaz funcionamento institucional, bem como comunicar-se de forma assertiva.
Este curso foi idealizado a partir desta visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita pautadas na redação oficial e técnica, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e o Decreto n. 9.758, de 11/4/2019.
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- Competência textual
- Como escrever de forma adequada
- A elaboração do texto
- Qualidade de textos profissionais
- O uso da linguagem técnica e formal
- Os níveis de linguagem / Vícios de linguagem
- Estilo e linguagem do moderno texto administrativo
- Semântica
- Palavras e expressões adequadas
- Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor
AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES
Elaboração de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018 e Decreto 9.758, de 11/4/2019.
- Pronomes de tratamento
- Concordância com os pronomes de tratamento
- Signatário
- Cargos interino e substituto / Signatárias do sexo feminino
- Grafia de cargos compostos
- Conceitos de relatórios e pareceres
- Tipos de pareceres e de relatórios técnicos
- Estrutura de parecer e de relatório técnico
- Técnicas de escrita de pareceres e de relatórios
- A formalização do Relatório e do Parecer em função do contexto
- Estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão
Servidores públicos envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos, ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
Juliane Aparecida Ribeiro Diniz
Coordenadora do Núcleo de Orientações dos Trabalhos Acadêmicos e Professora da UNIFAN. Doutora em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Docência na Educação a Distância. Graduação em Letras, Pedagogia, Educação Artística e Ciências Econômicas.